ADRIAS` INSIGHTS, Água, Cidades, Mercúrio, Os Relatos Mágicos & Os Informativos Práticos, Peixes, Reflexões & Vivências by Adrias, Simbologia, Stellium, Urano

Cem Anos de Solidão: Um dos meus Primeiros Portais às Simbologias!

Tudo inundado! Tudo flexível, místico, fantástico! Como eu disse sobre Cem anos de Solidão em posts na hora em que soube que ele havia morrido. Posts sobre minhas primeiras impressões sobre minha primeira leitura do fantástico romance!…

….e agora dei de cara com o mapa astral de Garcia Marquez que tinha pelo menos 4 planetas em Peixes…não podia mesmo ser diferente …e o realismo fantástico imperar em sua obra… e realmente como citou o jornal O GLOBo do Rio, “Um senhor fantástico”. Sim…Um senhor fantástico.

——Eu, Adriana, li Cem Anos de Solidão em 1983. Me lembro que ali entendi que a vida não é mesmo 2 + 2 = 4 e que sim…é possível chover sem parar durantes meses e meses e meses e meses e meses e ficar todo mundo mofado e inundado. E foi ali também que entendi que a louquinha Macondo era bem parecida com a louquinha Rio de Janeiro. Ou seja, fantástica realidade! 

Li com 18 aos em 1983. Foram abertas as travessas das linguagens simbólicas, metáforas em que “A atmosfera estava tão úmida que os peixes poderiam entrar pelas portas e sair pelas janelas, navegando no ar dos aposentos”…
Sim cem anos de solidão foi um dos primeiros portais às simbologias!

Li Cem anos de Solidão de uma vez só, em Viçosa Minas Gerais…risos…!
Eu era estudante de Engenharia Florestal…logo depois tranquei e fui estudar Letras….. deve ser isso…Era ser impossível seguir a Engenharia depois de perceber a realidade irreal da vida. Letras…meu destino!

Tinha também aquele Melquíades, em Cem Anos de Solidão, o cigano, …que era a imagem idêntica dos ciganos que viviam em Quaraí, no Rio Grande do Sul. Eu achava doidinho isso, eu lia sobre um tal Melquíades do livro, mas ele era real e não era da Colômbia, era da minha infância do Sul. 
Curtia ….

Realidade Fantástica, meu destino também, que tenho saturno em Peixes.

Astros, Letras, Números, Ervas, Pedras, Aromas, Mantras, Notas musicais, cada um é protagonista em seu cenário, todos simbologias & terapias. Porque a vida é feita do abstrato pro concreto algo assim…do símbolo, à letra, ao verbo, à carne, algo assim….!

E foi sob um céu aguado que ele resolveu ir embora também! Inundado de planetas em signos de água! Foi viver na Macondo Celestial!
Morreu em dia com 5 ou mais planetas em água!

E que vida viveu! ….mercúrio conjunto à Urano também em Peixes, mergulhadíssimo em imagens, insights e sacadas do além, dos milênios, dos valores universais e dá-lhe a colocar tudo em histórias…sol e júpiter amplificando tudo. Lindo demais esse mapa para alguém que ficou conhecido como mestre do “Realismo Fantástico”. Claro, ele estava imerso nessa realidade mística, fantástica, mágica, etc e tal.

Sobre as Chuvas em Macondo:
“CHOVEU durante quatro anos, onze meses e dois dias. Houve épocas de chuvisco em que todo mundo pôs a sua roupa de domingo e compôs uma cara de convalescente para festejar a estiagem, mas logo se acostumaram a interpretar as pausas como anúncios de recrudescimento. O céu desmoronou-se em tempestades de estrupício e o Norte mandava furacões que destelhavam as casas, derrubavam as paredes e arrancavam pela raiz os últimos talos das plantações.(…) A atmosfera estava tão úmida que os peixes poderiam entrar pelas portas e sair pelas janelas, navegando no ar dos aposentos. (…) Foi preciso abrir canais para escorrer a água da casa e desimpedi-la de sapos e caracóis, para que pudesse secar o chão, tirar os tijolos dos pés das camas e andar outra vez de sapatos. ”
Gabriel Garcia Marquez, “Cem anos de solidão” por Adriana de Albuquerque Maranhão Studio Adrias de Simbologias & Terapias 

Desenho do Mapa astral oferecido por Adolfo Gerez. 

Gabriel Garcia Marquez

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s