As Pessoas de Água e a Constituição Kapha

As Pessoas de Água e a Constituição Kapha

Quando pensamos em gestação, materialização, estrutura, consolidação, solidez e segurança estamos entrando no campo semântico de Kapha.  Kapha rege todos os processos de estruturação, formação, consolidação e lubrificação no corpo, mente e emoções.

Kapha em Ayurveda é a combinação de água + terra. Kapha organiza o crescimento, os fluxos nutritivos no corpo, o sangue, a gordura. Kapha controla a formação dos sete tecidos, os ossos, os dentes, os músculos e os tecidos reprodutivos.

Kapha é a corrente funcional que promove as bases estruturais do corpo e os mantém. É a corrente que pode proporcionar bases para uma mente clara e estável e para emoções ponderadas.

A pessoa com a constituição predominantemente Kapha

Milton Nascimento 1975- Exemplo típico de uma pessoa de constituição Kapha e de signo de água, Milton é Escorpião.

A pessoa de constituição predominantemente Kapha apresenta qualidades físicas e de personalidade que nos remetem a sensação de peso, estrutura e segurança. Assim os kapha são mais corpulentos, com tendência a engordar.

São os “fofos” em vários sentidos. São os mais gordos, assim como aquelas pessoas mais doces, amorosas, carinhosas.

As pessoas kapha buscam segurança, gostam de rotina e não são afeitas a grandes mudanças.

Não são fãs de ficar trocando de emprego ou de casa ou de cidade. Gostam de estabelecer cedo na vida algumas bases e se mantém nela por anos a fio.

São comedidas, gostam de poupar, gostam de se precaver. Gostam de envolvimento emocional próximo e íntimos.

Acumulam de tudo. Coisas materiais, emoções antigas e resíduos corporais. Geralmente ficam entupidas facilmente, ou tem problemas de sinusite, catarros nos pulmões.

Gostam de dormir bastante, comer com calma e pensam bastante antes de tomar alguma decisão.

Não são precipitadas, nem gostam de aventuras e desafios que ponham em risco demais suas estruturas seguras de vida. São o tipo de pessoa que detestam trabalhar como autônomo e adoram empregos fixos. Buscam sempre um consolo emocional nos alimentos.

Os kapha tendem a exagerar em tanta ordem, rotina e segurança que tendem a sedentariedade, engordam e tendem a depressão.

Por outro lado, aguentam trabalhar por longas horas, sob pressão e são aquelas que não perdem a cabeça à toa!

Quando kapha está muito agravado ‘e necessário fazer exercícios vigorosos para diminuir a letargia, adotar uma dieta leve e livre de alimentos caudalosos e suntuosos. Acordar cedo e adotar a leitura mais frequentemente.

Para arejar a mente e com isso ficar “mais leve”. Outras medidas devem ser tomadas também como usar ervas e especiarias que aumentem o vigor e a disposição.

Agora note que pessoas com predominância em pitta ou vata também tem em sua fisiologia o dosha kapha e volta e meia exarcebam kapha precisando tomar providências para equilibrar esta corrente funcional ou dosha kapha.

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s