ADRIAS` INSIGHTS, Alimentação-2, Dicas Adrias de Bem-Estar, Kapha, Pitta, Qualidade de Vida, Vata

Do Verão ao Outono – Da proteção à nutrição

Quem vive em país tropical, como o Brasil, sabe que o verão é de longe a estação mais “severa” do ano. Nossos invernos não são tão rigorosos, nem nas áreas mais frias do país, onde as temperaturas não chegam a muitos graus negativos. O verão, sim, alcança temperaturas bem acima dos 35ºC em várias regiões. Por esse motivo, essa estação tende a nos exigir sempre muita atenção e cuidado para não haver problemas como desidratação, insolação ou queimaduras na pele. Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos, o que ameniza a severidade do verão. Porém, no outono variações geográficas se fazem sentir. Cada área do Brasil tem um tipo diferente de outono. Algumas regiões já ficam mais frias logo no início da estação, enquanto outras ainda continuam quentes como o verão. Ainda há aquelas áreas que desfrutam de temperaturas amenas, com dias claros, bonitos e pouca chuva. Entretanto, com o agravante do desequilíbrio ecológico há cada vez mais variações nas estações tradicionais. Há dias quentes, abafados, há dias chuvosos e frios e há dias em que praticamente se vive as quatro estações do ano. Então de que outono estamos falando? Estamos falando da estação que começa depois do verão, com dias mais curtos, com grande variação tanto climática como geográfica.

ENTRE EM SINTONIA COM A ESTAÇÃO

A grande dica para o outono é se sintonizar com o clima dia a dia. É aprender a observar o ambiente atentamente e captar as mensagens da natureza para manter seu corpo e organismo equilibrados, sem prejuízo à saúde com as variações bruscas de temperatura e condições de umidade. Então, a orientação principal é observar cuidadosamente as qualidades do dia, entre frio, quente, seco ou úmido para determinar que atitudes tomar para preservar seu bem-estar e saúde. Essas qualidades são derivadas dos elementos da natureza, fogo, ar, água, terra e éther e aqui está a chave para você manter e/ou reestabelecer o seu equilíbrio, porque seu corpo é também constituído dos mesmos elementos. Entender o que ocorre no meio ambiente e que qualidade você tem é perceber a predominância desses elementos e ajustar-se a eles de acordo com sua constituição pessoal. Faça assim:

  • Treine sua atenção para avaliar as qualidades do ambiente: frio, seco, quente e úmido.

Todos os dias abra um diálogo com a natureza. Saia de dentro de casa e olhe o dia. Veja qual é a predominância dos elementos da natureza para aquele dia. Verifique se há mais fogo, água, terra, ou ar. Como se avalia isto? Através das qualidades derivadas desses elementos: frio, seco, quente e úmido. Então, olhe o horizonte, respire, perceba o vento. Sinta se está seco ou úmido, se tem sol sem nuvens, se tem sol com nuvens, que tipo de nuvens. Sinta se está abafado, se está frio, sinta se a brisa é morna ou fresca. Se é fria e úmida. Ao respirar você notará. Faça isso todo dia, é questão de prática. Avalie se as nuvens são típicas de dia seco e ensolarado ou se já vem acinzentadas com umidade anunciando chuva. Olhe tudo em detalhes, respire, sinta, avalie, confie na sua inteligência interior e chegue a conclusão de que dia você vai enfrentar : será um dia quase igual a um de verão ou um dia com sol quente de manhã mas que pode virar e ficar frio e chuvoso? Observe bem. Note que toda a avaliação que você fizer sempre irá variar neste quadro de referência: quente, frio, seco ou úmido. Se está quente e seco, há predominânica de fogo (fornece calor) e ar (produz secura). Se está úmido há predominância de água e assim segue. O elemento terra se manifesta também em dias fortemente áridos, que é a combinação de ar e terra, produzindo secura intensa. De posse da avaliação sobre o dia, pense na sua própria constituição pessoal (constituída dos mesmos elementos da natureza água, terra, fogo, ar e éther) para saber como você vai interagir com ele.

  • Avaliadas as qualidades do ambiente, ajuste-se de acordo com a sua própria constituição pessoal.

Há milhares de anos a humanidade trava esse contato com o ambiente, daí as medicinas antigas e tradicionais estarem fundamentadas na interação do homem com a natureza e seus elementos básicos. É o caso do Ayurveda, terapia natural, milenar, originada na Índia, completamente baseada nos elementos água, terra, fogo, ar e éther. Os elementos são tão importantes nesta terapia que deles derivam a idéia central de bio-tipos humanos. São as constituições individuais baseadas na predominância de um ou mais elementos. Tipos de fogo, de ar, de terra, etc. Além disso todos os tratamentos, orientações e dicas fornecidas pelo Ayurveda levam em consideração a sua constituição pessoal. Há várias formas para avaliar a constituição pessoal, as que mais utilizo são através do mapa astrológico e através de uma minuciosa entrevista com o cliente para extrair a essência da sua constituição a nível mental, emocional comportamental. Esta é uma avaliação profunda e sofisticada que chega ao âmago da natureza mais essencial de cada um. No entanto, você pode ter uma boa noção da sua constituição respondendo a este questionário*. Descubra se há predominância de ar, fogo, terra, água o ar. Em Ayurveda chamados de vata, pitta e kapha, relativos à combinação desses elementos: Vata = Ar e Éther, Pitta = Fogo + Água e Kapha = Água e Terra. Depois veja abaixo como ajustar-se no outono:

1 – OUTONO QUENTE COMO O VERÃO (CASO MUITO COMUM NA REGIÃO SUDESTE), COM SOL FORTE ACIMA DE 30 GRAUS E ALGUMAS VIRADAS NO FINAL DA TARDE

  • Se você tiver predominância de fogo (pitta) e o outono continua quente, você certamente deverá estar “a beira de um ataque de nervos”, pois depois de um verão severo ter que continuar a enfrentar altas temperaturas é muito desgastante para quem tem fogo predominante na constituição. Calma, não se afobe, continue fazendo o que fazia no verão: “refrigere-se” todo o tempo: água gelada, chá gelado, uso de ervas refrescantes como alecrim, hortelã, capim limão, limão. Evite a todo custo molhos e/ou feijões que fermentem. Para você uma roupa fresca o dia todo vai bem, mesmo que refresque à tarde.
  • Se você tiver predominância de água e terra (kapha), o outono estilo verão é ótimo para aprimorar aqueles exercícios para perder peso. Como o sol está bom mas, não é inclemente como no verão e o dia é mais curto, você pode aproveitar para fazer mais exercícios ao ar livre e suar mais, perdendo peso. A temperatura não incomoda muito quem tem essa predominância de água e terra, ao contrário, incentiva a deixar a letargia e a preguiça para trás levando a cumprir boas metas para perder peso. Mantenha sua alimentação ainda como no verão. Se aproveitar bem os dias quentes de outono vai perder peso sem ganhar insolação.
  • Se você tiver predominância de ar e éther (vata) e o outono ainda continua quente, para você está ótimo, você se mantém aquecido, o que dá uma boa sensação de acolhimento interior e liberdade, pois não fica enrijecido ao passar algumas horas em ambiente com ar refrigerado. No entanto, não deveria passar o dia com roupas decotadas típicas do verão, já é hora de usar a tradicional camiseta de manga, mesmo que nos horários de pico esteja calor. Isto é ideal porque se houver mudança no final da tarde, você estará aquecido e não se ressentirá da mudança. Com a predominância de ar na fisiologia, você fica mais vulnerável a mudanças que logo desestabilizam a sua mente e o emocional. Já é época de retomar a alimentação normal, deixando para trás as dietas típicas de verão que enfatizam líquidos, saladas e frutas apenas. Já é hora de voltar a incluir carnes do seu gosto, molhos mais consistentes, feijões. Tenha sempre um xale ou casaco em caso de ser pego desprevinido em um ambiente com ar refrigerado muito forte.

2 – OUTONO AGRADÁVEL COM CÉU CLARO, POUCAS CHUVAS, TEMPERATURAS AMENAS E / OU QUASE BAIXAS

Esse tipo de outono ocorria com frequência no sul do país. Eram dias lindíssimos, de sol, com nuvens cheias brancas, temperatura de no máximo 25, talvez 28 ao meio dia, com mínimas de 18, 16 ou menos em alguns pontos. Este tipo de outono é ideal para todas as constituições, pois não há extremos. Também ocorre no nordeste, com temperaturas mais altas, mas não acima de 30, nem tão abaixo de 20. Dias perfeitos para passear pelo Brasil.

  • Se você for pessoa com constituição pessoal de fogo (pitta), o outono ameno é um alívio pós-verão. Com menos calor a sua impaciência desaparece como que por milagre. Você pode voltar a fazer suas caminhadas, ou esportes ao ar livre e tudo lhe cai bem. Você já não sente aquele estresse causado no auge do verão. É época de viver intensamente os passeios ao ar livre e junto à água, já que isto é o que mais pacifica quem tem muito fogo na constituição, e ainda não está frio demais para tal.
  • Se você for uma pessoa de constituição com predominância de água ou terra (kapha), os bons dias do outono são excelentes ainda para fazer desintoxicação alimentar ou como no outono quente, aproveitar para ingressar em um spa para equilibrar o peso. Lembrando que quem tem água e terra predominantes na constituição estão sempre as voltas com a questão do excesso de peso. Por isso, dias equilibrados como este outono propiciam que se façam spas com programas de desintoxicação com muita segurança, sem criar nenhum desequilíbrio extra no organismo.
  • Se você for uma pessoa de constituição com predominância em ar (vata), o outono leve e equilibrado é excelente para você se exercitar bastante e ganhar algum peso ou massa muscular ou simplesmente para tonificar plenamente seus músculos que não são dos mais desenvolvidos. Os dias mais amenos não exaurem sua energia como o verão forte o faz. Aproveite para alimentar-se melhor, isto é, com um café da manhã farto que inclua leite, laticínios, frutas variadas, sucos, geléias, manteiga, pães, como se fosse um café de hotel. Almoce bem, coma de tudo, coma sobremesa, tome lanche e jante. Para fazer mais exercícios e ganhar corpo, vata precisa de alimentação de rei (ou de rainha).

3 – OUTONO CHUVOSO E COM MUITO VENTO

Esse é o tipo de outono que mais desequilibra os bio-tipos. O mais prejudicado neste tempo é o pessoal de constituição predominante de ar.

  • Se você for de constituição predominantemente fogo, dias úmidos e ventosos não chegam a afetar, pois o calor interior da sua constituição compensa. Você ainda poderá desfrutar de esportes ao ar livre, pois tanto o vento quanto a chuva dependendo do grau mantém sua fisiologia refrescada.
  • Se você for de constituição predominantemente de água e terra, tempos úmidos já pedem atenção redobradas. Muito cuidado para não começar a acumular resíduos. Catarros, sinusite, rapidamente se desenvolvem na pessoa kapha neste tipo de outono. Mais exercício é indicado e muito chá expectorante, mesmo que não esteja gripado.
  • Se você é da constituição predominantemente de ar, então atenção triplicada. O vento, a umidade e o frio rapidamente debilitam sua fisiologia, deixando-o cansado, gripado, com sensação de desproteção e psicologicamente deprimido e meio amendrontado. É necessário usar roupas abrigadas o dia todo, mesmo que o sol apareça de vez em quando, usar meias em ambientes refrigerados, ter xales e luvas caso viaje em transporte com ar refrigerado. Deve evitar a todo custo pegar chuva, para isso ande sempre com guarda-chuva na bolsa. À noite tome alimentos quentes, aproveite que as sopas já são bem vindas. Castanhas quentes como nozes, caju e castanha do pará são especialmente indicadas para serem ingeridas o dia todo!

Finalmente, a maior dica para os outonos variados do Brasil é observar muito bem o ambiente exterior, o ambiente interno onde você trabalha e então tomar suas providências! Até o inverno chegar! * Este questionário visa descobrir a predominância dos elementos da natureza em sua constituição pessoal, de acordo com os princípios do Ayurveda. Não pretende avaliar doenças, nem diagnosticar o estado de saúde. Tem fins apenas educacionais.

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s