ADRIAS` INSIGHTS, Astrologia, Casa 1, Casa 12, Casa 4, Cidades, Cruz Mutável, Lua, Mercúrio, Netuno, Os Relatos Mágicos & Os Informativos Práticos, Peixes, Reflexões & Vivências by Adrias, Simbologia, Terra

Peixes – Virgem na Vida Cotidiana Carioca!


Mapa do Rio de Janeiro

Ainda meditando sobre o mapa do Rio de Janeiro, volto a me deter no eixo peixes-virgem:

Há diferentes versões para o mapa do Rio.  Eu uso o mapa levantado para às 6 horas da manhã. A razão é que vários historiadores relatam que a entrada dos portugueses e consequente fundação da cidade se deu logo cedo. 

Isto porque os portugueses entraram para guerrear com os franceses e tomar à força o território para eles, assim, que os historiadores entendem que esta entrada se deu no “lusco-fusco” do amanhecer e não já com o dia claro.  Concordo com eles e uso este mapa do Rio com ascendente em peixes também.

Considerando o ascendente em peixes temos sol e mercúrio na casa 1 e plutão, lua e roda da fortuna na 12 e júpiter em oposição à lua em virgem. Pela casa 12 e pela casa 1 vemos a predisposição geral da população, digamos, o clima da cidade, o clima da população.

Além de tudo que se diz e que se sabe que é, que o carioca é bem humorado (lua em oposição à júpiter), que carioca fala com todo mundo (netuno regente de peixes em gêmeos na casa 4), temos também várias coisas relacionadas a esse eixo peixes-virgem.

Em geral, carioca também tem uma noção elástica de horário (peixes signo do “sem limite, do mar sem fronteiras” bem diferente de capricórnio que representa limites bem definidos), isto é, entre amigos, sem muita formalidade, os horários marcados podem querer dizer meia hora ou 1 hora depois.

Além disso, há uma total flexibilidade em expressões na hora de se despedir como: Eu te ligo, a gente se fala, etc. O que quer dizer simplesmente que sim, estamos em contato, mas não quer dizer que vou te telefonar logo, ou não tenho data específica para fazer isso.

Enfim, há uma quantidade de maneiras de ser e de se relacionar bem piscianas, principalmente a facilidade de misturar amigos e amigos de amigos e mais amigos de outros. Misturar as pessoas e os grupos é coisa totalmente aceitável entre os nativos e os que moram aqui. Isto é, alguém convida um amigo para ir ao cinema e ao chegar no cinema, o amigo está lá com outro amigo, sem ter avisado que levaria mais alguém. Tudo certo. Em outras capitais não é bem assim.

É sabido também que a população carioca é religiosa, é devota, é mística. A religiosidade cristã, católica, evangélica, é grande e cresce. A religiosidade afro-brasileira, o candomblé e a umbanda é grande também e cresce.

Outros grupos de outras religiões como os judeus convivem sem o menor problema no Rio, ao contrário, preservam seus costumes religiosos e são totalmente integrados a literalmente todos os aspectos da vida da cidade, seja cultural, econômico e muitos compartilham de outras atividades e festas religiosas.

Sem falar é claro, de colégios que costumavam ser tradicionalmente judeus e que agora são colégios que já são conhecidos como colégios das crianças mistas, isto é, um dos pais é de origem judaica e o outro não é.

Agora, o povo em geral é  religioso, gosta das procissões, gosta das igrejas, gosta de rezar. Gosta de novas religiões, novas misturas. E até devoção à São Jorge deu direito a um feriado no seu dia.

Alguém levou o projeto para a Assembléia e passou. Dia 23 de abril é feriado no Rio. É dia de São Jorge. Isto porque a devoção ao santo cresceu muitíssimo.

Bem, dá para escrever muito mais sobre as manifestações piscianas na vida carioca. Há claro, sem deixar de citar rapidamente, o Cristo, símbolo máximo do Cristianismo e da era de Peixes,  está lá bem a vista no topão da montanha para que não se esqueçam que aqui é terra cristã, pisciana, misturada, e tudo o mais.

Há ainda uma manifestação pisciana que raramente se comenta “por escrito”, mas se nota facilmente quando se vive aqui:   Carioca se lamuria….! Fica se lamuriando!!!! Fica se queixando….! Fala mil vezes sobre o mesmo assunto, sobre as mazelas da vida, as mazelas da cidade, os problemas.

É bom lembrar que peixes como último signo do zodíaco tem em sua simbologia, os finais, as coisas se dissolvendo, voltando às origens, e portanto a simbologia se relaciona com aquilo que já está em decadência, ou aquilo que é desprendido, o que é desapegado e daí peixes chega até a representar os mais desprevilegiados, os populações carentes, os necessitados, os “pobre-coitados”, os impotentes diante da vida.

De certa forma, carioca muitas vezes se coloca numa posição (completamente desnecessária) de o coitadinho, a vítima, o impotente. Se coloca numa posição passiva de que “não tem jeito né”…Principalmente face aos grandes problemas das segurança, da falta de urbanização em muitas áreas da cidade (as favelas) etc….De certa forma, carioca muitas vezes é fatalista: “O Rio é assim mesmo”.

Há também toda uma qualidade de esquecimento que impera na cidade. Mas essa é uma qualidade própria mesmo de um contexto histórico que propiciou isso e se reenforçou com o signo de peixes….Para o próximo post!!!!!

Nesse eixo-peixes-virgem, o carioca se faz de vítima direitinho, o coitadinho, o sofredor…! Interessante, tão simpático, a cidade maravilhosa, cheia de opções de entretenimento, mas ainda assim, no seu cotidiano,  qualquer probleminha já é suficiente para o carioca reclamar, sempre em tom de lamúria, queixume.

Não é reclamação indignada e estressada. Principalmente nas áreas domésticas, nos prédios, como comentam milhares de vezes sobre os serviços que não funcionaram, o eletricista que não veio, o encanador que fez assim ou assado…O governo que não resolve isso ou aquilo…etc.

E falam…e falam e falam no telefone também. Quando telefonam e querem deixar um recado, principalmente se for um recado em que há um cancelamento de compromisso, dizem toda uma longa história explicando, contando, se queixando para justificar o cancelamento. Falam desmedidamente sobre os problemas para alguém que vai apenas anotar o recado….! É peixes..! É Netuno em gêmeos!

Agora, sempre terminam suas queixas, e telefonemas alegremente! Terminam os papos mais entediantes de bom humor, sem problemas, porque carioca também ri demais das suas queixas!!! Peixes-Virgem…mas com júpiter (bom humor) em virgem!!!

Carioca também…trabalha cantando…e coisas que parecem folclóricas são verdade! É possível ver um operário passando por aí assoviando o hino do flamengo, pode? Pode!! Bom humor cotidiano!!!

Ainda há mais, bem mais para comentar aqui da maneira de ser peixes-virgem do carioca! Em breve!

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s