Marañon! "The river, the name"

Estávamos na Holanda, em um encontro de meditação, éramos alguns brasileiros e alguns latino-americanos. Estávamos reunidos com uns coordenadores do evento, acho que eram alemães ou ingleses, não lembro mesmo. De qualquer maneira, no princípio do encontro cada um estava se apresentando e dizendo seu nome em voz alta. Era um grupo pequeno, numa sala. Eu me apresentei: Adriana 

de Albuquerque Maranhão.

Falávamos inglês.  Imediatamente ao ouvir meu nome, o participante peruano se pronunciou, olhando para mim: ” The River?”  Levei uns 2 segundos profundos para cognizar o que é que ele estava me perguntando. Foram 2 segundos de profunda pesquisa interior para entender do que se tratava aquela pergunta: The river?  Mas a minha profundidade não falhou, e do fundinho da minha cultura pessoal, respondi: “Yes, the river”. !!!!!    Sim, lembrei-me que Maranhão é o nome do Rio Amazonas na sua nascente no Perú!!!

Naquele instante, eu que nunca tinha me ligado que o nome do Rio era meu nome, fiquei consciente disso!  E ele impressionado, que alguém tivesse o nome do Rio Marañon!!!

O grupo ficou nos olhando cheio de curiosidade, mas se mantiveram calados! E nós dois trocamos uma cumplicidade de dar inveja! Algo íntimo aos dois…o rio da sua pátria, e o meu nome desde sempre!

Não tenho idéia de como o nome Maranhão se deu à região do Brasil que leva este nome.  Mas sei como este nome se anexou ao Albuquerque formando  o sobrenome Albuquerque Maranhão. Essa é outra História, bem documentada e registrada na História do Brasil.

Agora, Albuquerque é fácil de traçarmos as origens em Portugal-Espanha, mas Maranhão…

Já vi na internet que marañon em vários países da América Latina significa cajú!!!! Basta digitar Marañon e aparecem várias imagens de cajú!!!

Já vi que maranhão se referia a uma árvore da região amazônica, talvez o próprio cajú?

Agora investigando no google espanhol descobri que Marañon é um sobrenome Vasco!!!!

Há referências a uma pessoa de sobrenome Marañon na região Amazônica em 1578.  Será a pessoa que dá nome ao Rio?

Há vários sites a respeito.

Ainda há o que se destrinchar. Porque marañon se tornou cajú? Porque chegou a nomear aquela região do Brasil. Há muitos cajueiros no Maranhão? Não era no Ceará?

De qualquer forma, seja rio, cajú, estado do Brasil, ou família vasca, ou família brasileira, maranhão é um nome …. difícil de esquecer!

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: