ADRIAS` INSIGHTS, Cidades, Dicas Adrias de Bem-Estar, Os Relatos Mágicos & Os Informativos Práticos, Qualidade de Vida, Terra

Alfabetização Ambiental

Conversando com minha amiga Je revelei minhas conversas secretas com as plantas, os arbustos, as folhagens e as árvores frutíferas que encontro no caminho para o Clube, seguindo d e casa pela Lagoa, pela margem junto à ciclovia, ou pelas calçadas junto as prédios. 

Contei para ela, que é paulista, farmacêutica, executiva super ativa, super gente fina e completamente alfabetizada nos princípios ayurvédicos, sobre essas perspectivas que tenho. Contei que eu sou assim, vou andando em silêncio, curtindo batendo papo com as vizinhas vegetais no caminho.

Sabe o que ela me respondeu!!!

“Ô Bela, sabe que em plena São Paulo, em casa, o porteiro outro dia me ofereceu abacate, do abacateiro que tem ali no quintalzinho do prédio!!!! “

Ficamos rindo, eu completei!!

“É isso, as frutas crescem em todo lugar. Só não planta e não come quem não quer…!”

Minha moral da história: Para mim educação ambiental passa pela alfabetização de quem são as árvores, as plantas, os arbutos, as ervas. Passa pela apresentação as mesmas na sua própria vizinhança e passa pelo cultivo do hábito de vê-las, reconhecê-las, apreciá-las para daí, quem sabe até, bater um papo com elas, desfrutar dos seus frutos e a partir daí se cria o vínculo com o reino vegetal e a vontade real de defendê-lo.

Sinto isso, sinto que estar junto à mata, à floresta, à um quintal no fundo de um prédio ou no quintal da casa de alguém com horta e pomar é um privilégio que dá uma sólida base de cultura ambiental.

Quando vivi em Minas tive muitos amigos com casas e quintais e pomares e hortas maravilhosos.

Aprendi muito por ali também.

Foi bom demais.

No Rio sempre reconheci as árvores, não tanto nos quintais dos amigos, mas realmente nas ruas, nas matas.

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s