Verão tardio, Rio 35 graus, alimentação para o verão!

O verão no Rio custou para chegar mas quando chega, chega com tudo! Já há umas 3 semanas está um calorão, com aquelas temperaturas básicas entre 32 e 35.

Como você passa o verão? À beira mar, viajando? Ou trabalhando normalmente? Dependendo da maneira como você a desfruta, essa época do ano pode ser um verdadeiro paraíso ou um inferno. Sabe aquelas sensações de falta completa de ânimo para trabalhar ou cumprir compromissos, irritabilidade e prostração que podem ocorrer no verão? É possível amenizar e prevenir tudo isso de acordo com a sua alimentação. Inclusive tendências a intoxicação alimentar, insolação e desidratação – efeitos negativos comuns dessa estação- também podem e devem ser prevenidos. A Ayurveda, sistema de cura natural e tradicional da Índia antiga, oferece uma série de dicas para você atravessar o verão em harmonia, contrabalançando o calor e refrescando-se. Confira:

  • Abuse das ervas frias como alecrim, hortelã e capim limão. Faça um chá da erva escolhida, deixe esfriar, coloque em uma garrafa de vidro grossa (algo como um garrafão de suco de uva vazio). Mantenha na geladeira e beba em 24 horas.
  • Consuma muita água de côco
  • Tome sucos de frutas com as ervas ou folhas verdes. Experimente suco de laranja com espinafre ou com capim limão. Outra opção é o suco de abacaxi com hortelã ou com alecrim. Aproveite para tomar mais limonada suíça. É refrescante e ainda dissolve as gorduras e as toxinas do corpo.
O que evitar e a quais alimentos dar preferência?
  • Que tal inovar também com o café? Café preto fervendo aumenta o calor do corpo e a produção de suor, contribuindo para a desidratação. Além disso, acelera muito a mente, que já sofre com o mal estar do calor excessivo. Vamos resfriar um pouco aqui também? Passe o café normalmente, deixe esfriar, coloque na geladeira e tome logo depois com folhinhas de hortelã. Ou quem sabe ainda café à libanesa, servido com sementes de cardamomo? Basta adicionar no café pronto, já frio. Ou ainda lançar um talinho comprido de alecrim na xícara e deixar esfriar um pouco.
  • Troque o sorvete por um copo de açaí gelado. Para os mais calorentos, o açaí é a salvação nas horas de pico do calor.
  • Ao cozinhar feijão no verão, troque a folha de louro (quente) pela folha de coentro (fria).
  • Evite comer comida feita no dia anterior e molhos muito condimentados, pois tendem a fermentar e aumentar o calor do corpo. Priorize alimentos frescos para evitar falta de disposição e qualquer possível intoxicação e inflamação.
  • No jantar, faça pratos únicos como saladas de arroz, de macarrão, de folhas e legumes variados servidos à temperatura ambiente. Sopas frias, de beterraba ou pepino, também são uma ótima pedida.

Aproveite o melhor do verão através da alimentação!

O FRESCOR DO VERÃO
Alimentos frios: alecrim, hortelã, capim limão, coentro, pepino, aipo, limão, água de côco.

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s