Óleos vegetais e auto-massagem: imbatíveis para felicidade interior

Todos sabemos que estresse debilita o corpo, a mente, as emoções, mas poucas vezes paramos para pensar que também se reflete na aparência física. Pessoas com grau elevado de estresse negativo costumam apresentar envelhecimento precoce. Como temos conhecimento que o estresse muitas vezes é potencializado pela falta de repouso, que tal então aprender a descansar profundamente e, ao mesmo tempo, nutrir a pele e os cabelos e principalmente acalmar os ânimos, pacificar as emoções e tranquilizar níveis mais sutis da mente? 

A Ayurveda, conhecida na Índia como “ciência da vida longa e do rejuvenescimento”, tem a resposta. Uma das principais vias para o rejuvenescimento, o repouso e a beleza é a terapia sutil com o uso dos óleos vegetais, em massagens que podem ser feitas em casa. Confira as dicas a seguir:

  • Para driblar a insônia e dormir profundamente, faça uma massagem no pé com azeite de oliva, óleo de côco, óleo de gergelim, óleo de girassol ou de amêndoas. Escolha entre estes o óleo vegetal da sua preferência, faça uma massagem, coloque uma meia e vá dormir. Uma sugestão é separar um pouco do óleo e esquentá-lo em banho-maria por dois minutos antes de fazer a massagem.
  • Outra opção é fazer uma massagem no rosto com bastante óleo na hora de dormir. Também facilitará o sono. Faça uma mistura do óleo vegetal escolhido com algumas gotas dos seguintes óleos essenciais aromáticos 100 por cento vegetais, naturais e integrais: óleo de lavanda, erva doce,cedro maçã ou sândalo. Separe uma parte do óleo vegetal escolhido em um pequeno vidro de no máximo 100 ml. Pingue entre 5 a10 gotinhas do óleo essencial aromático e use se essa mistura diretamente no rosto. Note que o forte cheiro da lavanda, ou do óleo de erva doce, ou ainda do cedro maçã, serão respirados diretamente a noite toda e relaxará você a dormir como um anjo.
  • Aproveite e massageie também a cabeça e o cabelo com o óleo vegetal escolhido (de preferência com óleo de côco ou azeite de oliva, não recomendo o de gergelim). Uma forte massagem com óleo na cabeça antes de dormir vai levar você a um nível bem profundo de sono. Prenda o cabelo e coloque um lenço para não sujar a cama com óleo. A massagem no cabelo limpa profundamente o couro cabeludo e nutre os fios do cabelo, deixando-os soltos macios e brilhantes. Lave-os bem com shampoo de manhã quando acordar.
  • É bom lembrar que estamos falando aqui de óleos 100% vegetais. Eles são extraídos diretamente e integralmente do vegetal em questão. Um óleo excelente e facílimo de encontrar, de boa qualidade e com propriedades regenerativas fantásticas é o azeite de oliva, aquele mesmo que você usa na salada. A pele é uma segunda “boca” e tudo que usamos na pele deveria ser também um produto que se pode comer.
  • Observe que lavanda, óleo de erva doce ou cedro maçã são aromas doces muito pacificadores. Você respira e dorme bem. Além disso, o óleo vegetal que penetra profundamente pela pele pacifica o sistema nervoso. Por isso, a massagem tanto no pé quanto no rosto deve ser generosa, com bastante óleo. O óleo baixa a velocidade da mente, acalma as emoções e dá mais estabilidade ao sistema nervoso, que então pode dormir e repousar.
  • Caso o cansaço seja intenso e a insônia forte, além da uma massagem no pé e no rosto, massageie também o peito e a parte baixa das costas. Essa massagem é indicada para quando não se tem um compromisso no dia seguinte de manhã, pois você pode correr o risco de dormir muito, até acordar completamente renovado.
  • A auto-massagem com óleos vegetais são excelentes para equilibrar vata e pitta. Kapha também se beneficia com óleos mais finos e com uma luva para fazer uma esfoliação.

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: