ADRIAS` INSIGHTS, Dicas Adrias de Bem-Estar, Meditação, Musicoterapia, Qualidade de Vida

Música e Meditação

Há anos ensinando meditação, frequentemente ouço uma pergunta clássica: “Você indica música para meditar?” Sim, sempre recomendo várias rotinas diárias que podem acompanhar a meditação, entre elas ouvir entre 10 a 15 minutos de música, repousar, relaxar e depois começar a prática. Mas esclareço: as canções não são aquelas do CD com a etiqueta “música para meditar”. Você precisa selecionar a sua própria trilha sonora. 

A experiência interior da meditação deve ser precedida por uma música inspiradora. Um som que eleve o seu espírito e lhe faça sonhar, lhe leve às alturas. Música para meditar é obra de arte, composta por músicos de verdade, artistas inspirados. Sugiro, então, que o que você vai ouvir antes de meditar seja um som que você ame! Os passos para definir a sua própria trilha para meditação são:

  • 1 Pense nas músicas que você gosta e faça uma lista. Entre elas descarte as românticas que sejam tristes ou que te levem somente a pensar em romances.
  • 2 Em seguida, risque também da lista as super energéticas, àquelas que lhe animariam até a limpar a casa.
  • 3 Agora, pense naquelas que enchem seu coração, que lhe emocionam. A música para meditar está entre estas que você ama e eleva o espírito.

Confira também algumas outras dicas:

  • A música pode ser brasileira ou não, com ou sem letra.
  • Se optar por música instrumental, dê preferência àquelas com pianos, violões ou orquestradas.
  • Outro tipo de música que indico são as clássicas ou barrocas (com violões, cravos e flautas)
  • Entre os instrumentistas brasileiros recomendo conhecer melhor a obra de: César Camargo Mariano, Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas. Além destes, o jovens pianista Vitor Araújo e a dupla Gisbranco, com a filha de Egberto, Bianca Gismonti.
  • Experimente ouvir também as músicas indianas.
  • Se preferir músicas com letras, sugiro as do velho baiano que cantava o mar com uma tranqüilidade de fazer inveja a monge budista: Dorival Caymmi.
  • Agora, de longe, as melhores músicas para meditação são várias das composições de Paco de Lucia, o maestro da guitarra flamenca. Pesquise no google, mergulhe, escute tudo! Ímpar!

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s