ADRIAS` INSIGHTS, Astrologia, Constituição Ayurvédica, Dicas Adrias de Bem-Estar, Gêmeos, Gestão de Pessoas, Libra, Qualidade de Vida, Vata

Ayurveda-Constituição Pessoal-Vata

A Corrente funcional vata e a constituição Vata

Quando pensamos nos movimentos da vida, do nosso organismo e de nossa mente estamos pensando no simbolismo de Vata. Vata é a corrente funcional que realmente governa todos os movimentos. Na mente e no corpo. Vata se manifesta pela respiração e pelo movimento dos pensamentos em nossa mente. 

Pitta e Kapha são correntes funcionais que dependem de vata para se mover e desempenhar suas funções no corpo. Assim, vata é a corrente funcional principal que necessita estar sempre em equilíbrio para que as outras correntes funcionais também desempenhem bem suas funções. É de máxima importância cuidar de vata, mantendo esta corrente em boas proporções no organismo.

A pessoa com constituição predominantemente Vata

A pessoa com constituição predominantemente vata em geral apresenta a qualidade de movimento como ponto central de sua personalidade em termos de mente, emoções e corpo. As pessoas com constituição vata quando equilibradas são ágeis, com raciocínio rápido, com mente lúcida e aptas a aprender facilmente. Comunicam-se bem, gostam de grupos e de se movimentar, isto é, podem gostar bastante de viajar, ou de mudar-se de cidade, ou de casa.

Em geral não são apegadas as coisas e apreciam muitíssimo as mudanças. Mudanças de grupos de amizades, mudanças de relacionamentos, mudanças de ambientes, mudanças de atividades, mudança de idéias, mudanças de alimentação.

As pessoas vata são aquelas que se consideram às vezes, as próprias “cidadãs do mundo”. Aquele tipo que fala e se dá bem desde o porteiro ao presidente. Gosta do intercâmbio de culturas e gosta de socializar de todas as formas.

Estas são características bem gerais das pessoas com predominância da corrente funcional vata em sua constituição pessoal que se expressam na sua maneira de ser e de viver.

Estas pessoas com características principalmente vata tendem a exagerar nestas atividades de mudanças e com isso agravam ou exarcebam a qualidade vata em seus corpos mentes e emoções.

Isto é, quando uma pessoa vata, envolve-se em muitas atividades, muitas mudanças de ambiente, trabalhando muitas horas, ou indo de um lugar par outro exageradamente, sem dormir muito devido a sua vontade de estar com todos e em vários lugares, logo logo essa característica vata se exarceba e se agrava e aí teremos outras qualidades vata aparecendo como desequilíbrio: A insônia, a irritabilidade, preocupações constantes, agitação, perda de peso, sensação de exaustão. Estas características de vata exarcebadas tendem a acontecer com mais freqüência nas pessoas vata.

Porque as pessoas vata exageram nas suas qualidades naturais de mudança e atividades.

Quando isso acontece a pessoa deve tomar providências para novamente ter vata em equilíbrio: Deve dormir mais, parar mais quieta em um lugar só, alimentar-se em horários regulares e dar mais regularidade a todas as atividades em vez de ficar quicando de uma atividade a outra.

Essas são apenas algumas das providências a serem tomadas. Existem muitas outras.

Agora note que pessoas com predominância em kapha ou pitta também tem em sua fisiologia o dosha vata e volta e meia exarcebam vata precisando tomar providências para equilibrar esta corrente funcional ou dosha vata. Leia Mais sobre a constituição ar: http://adrias.info/2013/05/22/ar/ e éther: http://adrias.info/2013/03/01/ether/

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s