Terapias Sutis Ayurvédicas: Aromas

Plantas Aromáticas:

flores, frutos, raízes, resinas, sementes, madeiras, etc.
Uso:
Através de chás, nos alimentos com o uso das especiarias e através dos óleos essenciais aromáticos.
Óleos essenciais aromáticos naturais.
São extratos 100 por cento naturais das plantas aromáticas.
Uso dos óleos aromáticos:
No difusor, em sprays, na fabricação de incensos, diretamente em pontos energéticos do corpo, associados aos óleos carreadores de massagens.
Etc, etc, etc
Benefícios:
Aromas acalmam, pacificam as emoções, estimulam a imaginação, facilitam a meditação.
Os óleos essenciais são usados também na aromaterapia para vários fins terapêuticos.

A arte e a terapia com aromas é realmente muito antiga.
Perde-se no corredor infinito do tempo. Várias culturas de várias épocas fizeram uso dos aromas de flores, frutos, raízes, resinas, madeiras para os fins mais variados. Ayurveda- a sabedoria milenar de saúde e vida da Índia antiga- inclui os aromas em suas terapias. No Egito antigo, o uso de aromas também foi altamente desenvolvido para vários fins. Em nossa época, A França é a campeã do uso dos aromas na perfumaria. Apesar da perfumaria não ser necessariamente comprometida com terapia nem com produtos 100 por cento naturais, ainda assim a arte dos aromas está mais viva do que nunca. Em Ayurveda, estamos no campo da arte e da terapia dos aromas e principalmente estamos no campo do uso dos aromas derivados de plantas 100 por cento naturais, não fabricados em laboratório.
Hoje, existem várias pesquisas falando sobre como os aromas atingem o sistema límbico e ativam os níveis mais instintivos e primitivos do cérebro humano. Alguma coisa especial acontece quando sentimos um certo aroma que fazemos uma jornada em direção aos tais níveis mais recônditos do ser.

A deliciosa arte de usar os aromas é um hábito bastante indicado para criar um clima meditativo na sua vida diária. Por isso, o sândalo (veja a foto ao lado, com a flor do sândalo de Mysore Santallum Album) foi sempre tão usado em incensos para meditar, porque simplesmente permite que a mente tenha acesso a níveis mais sutis da mente, a níveis realmente meditativos.De qualquer forma, os aromas podem nos remeter a patamares muito sutis e profundos de nossa consciência. Saber usá-los é saber se transportar para diversos níveis de realidade da nossa percepção mais aguçada.

Formas de uso

Assim, existem muitas formas de usar os aromas das plantas- flores, frutos, raízes, resinas, madeiras – em difusores de aromas, em sprays, em incensos, chás aromáticos, ou através dos temperos cheirosos. São inúmeras as formas.

Os aromas derivados do reino vegetal são fantásticos para acalmar, centrar e dar uma sensação profunda de estabilidade e de pertencimento.

100 por cento vegetais, naturais, integrais
Os aromas do reino vegetal utilizados no Ayurveda, como tudo no Ayurveda, são derivados das plantas, 100 por cento vegetais, derivados das plantas, não feitos no laboratório, sem produtos químicos. Esses aromas é que podem produzir tais efeitos terapêuticos sutis adoráveis.

Os óleos essenciais aromáticos têm também uma vasta utilidade terapêutica de uso interno e externo para vários fins que não são somente derivados do aroma em si, mas da constituição química do óleo. Os óleos são utilizados em pontos energéticos no corpo como nos marmas, ou nos chackras e associados aos óleos carreadores para massagem.

Uso cotidiano

O fato é que a vida cotidiana, estressante, entediante e cansativa é como um trator sobre as sutilezas do ser e do viver. Por isso o uso dos aromas cai como uma luva para quem quer pacificar a mente e as emoções.

Não há palavras que revele as o repertório de sensações que são despertadas com a simples inspiração do aroma de lavanda ou pau-rosa ou manjericão.

O uso dos aromas é especialmente indicado para quem quer um clima mais refinado na vida. Dica: Sinta o cheiro da Dama da Noite que crescem em várias ruas do Rio de Janeiro.

Uso avançado

A sabedoria das terapias com óleos aromáticos e vasta e complexo para uso avançado terapêutico é necessário estudar profundamente.

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

Uma consideração sobre “Terapias Sutis Ayurvédicas: Aromas”

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s