ADRIAS` INSIGHTS, Alimentação-2, Água, Constituição Ayurvédica, Dicas Adrias de Bem-Estar, Fogo, Gestão de Pessoas, Pitta, Qualidade de Vida

Orientação Alimentar para Pitta

Orientação Alimentar para Pitta

Ayurveda oferece orientação alimentar específica para equilibrar a constituição pessoal de cada indivíduo. Pitta se esquenta, se irrita e se inflama facilmente! Por isso sua alimentação não deve gerar calor excessivo dentro deles, nem fermentar, nem ser de difícil digestão pois isso pode esquentá-los demais e rapidamente os pitta “explodem”!!!  Além disso, pitta é muito sensível a toxinas internas acumuladas no corpo. Por isso é muito necessário que o corpo esteja bem limpo interiormente. Beber água o tempo todo.

1. Prefira alimentos que não gerem calor excessivo no organismo! Excesso de pimentas, molhos de tomate condimentados e carnes condimentadas, por exemplo. Prefira algo menos condimentado. Reduza alimentos muito salgados ou azedos.

2. Prefira alimentos doces, amargos ou adstringentes.

3. Prefira óleos de cozimento que não produzam tanto calor interior. Use azeite de oliva, girassol e óleo de côco. Reduza os de gergelim, de amêndoas e de milho, que aumentam Pitta.

4. Grãos. Trigo, arroz branco, cevada e aveia são bons. Reduza o milho, o centeio.

5. Vegetais. Prefira as folhas escuras, aspargos, pepinos, abóboras, brócolis, couve-flor, alface, abobrinhas, batatas doces. Reduza as pimentas vermelhas, os tomates, as cebolas, o alho, o radite e o rabanete. Reduza,mas não elimine!

6. Feijões: São bons, mas evite feijões de um dia para outro.

7. Frutas. Prefira as frutas doces, tais como uvas, melões, abacates, côcos, mangas, e laranjas, abacaxis e ameixas doces e maduras. Reduza as frutas azedas, tais como azeitonas, mamões, abacaxis e ameixas verdes.

8. Temperos: Busque sempre usar algo refrescante. Folhas de hortelã nas saladas e sucos. Alecrim, erva-doce e alcarávia. Sempre tenha uma salada de alimentos crus com pepinos e outros ingredientes refrescantes. Coma a salada no final da refeição.

9. Laticínios. Leite, manteiga e ghee são bons para pacificar Pitta. Reduza o iogurte, o queijo, o creme e a coalhada (seus sabores azedos agravam Pitta).

10. Adoçantes. Todos os adoçantes são bons, com exceção do mel e de melado.

11. Carne e peixe (para não-vegetarianos). Galinha, faisão e peru são preferíveis, porém carne de vaca, frutos do mar e gema de ovo aumentam Pitta e podem ser evitados.

ATENÇÃO: Estas são diretrizes muito básicas. Evidentemente muitos outros alimentos entram na alimentação de uma pessoa Pitta. 

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s