Orientação Alimentar para Kapha

ORIENTAÇÃO ALIMENTAR PARA KAPHA

 

Ayurveda oferece orientação alimentar específica para equilibrar a constituição pessoal de cada indivíduo. Uma dieta Kapha balanceada, por exemplo tende a excluir tudo que seja digerido mais lentamente, que dê sensação de peso e estabilidade. A pessoa kapha já é estável, pesada e tende a engordar. Ela deseja comer tudo que seja de digestão rápida e que dê sensação de leveza. Ela quer gerar ar, mobilidade, flexibilidade em sua mente e no seu corpo. Por isso exclui de sua dieta as massas em excesso, os doces e as comidas caudalosas.

1. Prefira alimentos leves, secos e quentes. Reduza ao mínimo alimentos pesados, oleosos e frios.

2. Prefira alimentos picantes, amargos e adstringentes.

Reduza ao mínimo alimentos doces, salgados e azedos.

3. Laticínios. Leite desnatado é melhor. Sempre ferva o leite antes de bebê-lo – isto faz com que fique mais fácil de digerir – e beba-o quente. Não beba leite durante as refeições ou com comida azeda ou salgada. Você pode adicionar uma ou duas pitadas de cúrcuma ou gengibre ao leite integral antes de fervê-lo para ajudar a reduzir qualquer qualidades que aumentem Kapha e estejam presentes no leite.

4. Frutas. Frutas leves, tais como maçãs e peras, são melhores. Reduza frutas pesadas ou azedas, tais como laranjas, bananas, abacaxis, figos, tâmaras, abacates, côcos e melões, pois estas frutas aumentam Kapha.

5. Adoçantes. O mel é excelente para reduzir Kapha. Reduza os produtos de açúcar, uma vez que eles aumentam Kapha.

6. Favas. Todas as favas são boas.

7. Grãos. A maioria dos grãos é boa, especialmente a cevada. Não consuma muito trigo ou arroz, pois eles aumentam Kapha.

8. Temperos. Todos são bons, exceto o sal. O sal aumenta Kapha.

9. Vegetais. Todos são bons, exceto tomates, pepinos, batatas do¬ces e abobrinhas. Todos estes aumentam Kapha.

10. Carne e peixe (para não-vegetarianos). A carne branca de galinha ou peru é boa, bem como os frutos do mar. Reduza a carne vermelha

ATENÇÃO: Estas são diretrizes muito básicas. Evidentemente muitos outros alimentos entram na alimentação de uma pessoa Kapha.

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

2 comentários em “Orientação Alimentar para Kapha”

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s