Terapias Sutis: Oléos Vegetais

Auto-Massagem, Higiene Pessoal e Desintoxicação Física e Psíquica com o uso de óleos vegetais.

Ayurveda enfatiza ao máximo a questão da higiene pessoal tanto no nível exterior quanto no nível interior do corpo. Isto é, Ayurveda reconhece que é absolutamente necessário fazer limpezas interiores do corpo para manutenção da saúde. Isto inclui, jejuns, gargarejos com óleos, massagens e auto-massagem com óleos vegetais visando sempre a eliminação de toxinas.

Por isso Ayurveda recomenda que estas práticas -jejum, gargarejo, massagem- sejam hábitos. se não diários, quase diários. Isto é, estas práticas devem ser feitas pela própria pessoa.

Evidente que Ayurveda é muito desenvolvida na arte das massagens, na qual outra pessoa dá a massagem no paciente. No entanto, a Auto-massagem, massagem em si mesmo, com óleos vegetais é extremamente recomendada como hábito diário para manutenção da saúde, dissolução de stress e relaxamento.

Os jejuns devem ser feitos de acordo com a constituição pessoal porque pessoas mais encorpadas, ou mais gordas, ou mais kapha aguentam bem jejuns longos. As pessoas vatas ao contrário, nao devem forçar jejuns prolongados pois em geral são pessoas mais frágeis e geralmente já são magras. Enfim, é necessário verificar a condição da pessoa para ajustar o tipo e o tempo do jejum.

Os gargarejos devem ser feitos logo cedo, antes do café da manhã, com óleos aromáticos essenciais, 100 por cento puros. Os gargarejos ajudam as toxinas do estômago e do esôfago e da boca a correrem para fora e daí podem ser eliminadas pela boca.

AUTO-MASSAGEM COM ÓLEOS VEGETAIS

Pessoalmente, sou completamente apaixonada pela prática da auto-massagem com óleos vegetais. Ayurveda sugere que se faça uma auto-massagem logo ao acordar, antes da prática de yoga e meditação. Faz-se a massagem usando um óleo vegetal e após a massagem é interessante ficar mais uns 20 minutos com o óleo no corpo.

É importante saber que a grande ênfase aqui é sobre o óleo vegetal que deve entrar no corpo pela pele. Ao entrar no corpo, o óleo “solta” as toxinas do corpo que se movimentam em direção ao intestino e daí podem ser eliminadas.

O que me encanta são os óleos vegetais usados na prática. Porque a massagem com o óleo, além deste poderoso efeito de purificação fisiológica, também acalma profundamente a mente e o corpo.

OS ÓLEOS VEGETAIS

Os óleos vegetais utilizados para massagem são: Gergelim, Azeite de Oliva, Girassol, Amêndoas, Côco, Uva, Abacate entre outros.

É importante lembrar que Ayurveda é uma sabedoria de vida, uma ciência de cura e uma medicina totalmente natural. Que se utiliza de elementos da natureza para interagir com o ser humano e proporcionar saúde e bem estar.

Isto é: Estou falando de óleos vegetais, naturais, integrais, retirados diretamente da planta em questão.

Isto é o que mais me encanta. Adoro o óleo extraído do côco por exemplo.

Ou seja, os óleos em questão são retirados da planta, de preferência sem nenhum processo químico, extraídas a frio em que todas as propriedades medicinais do óleo se mantém.

Assim, quando se trata de purificação fisiológica ayurvédica, de desintoxicação, de dissolução de stress através da auto-massgem, estou falando de uso de óleos da natureza.

Os óleos são absolutamente incríveis por natureza.

Sua consistência, seu cheiro. Cada um tem características diferentes e se adequam melhor a cada constituição pessoal.

Por exemplo, o óleo de côco, retirado diretamente do côco, em um processo até caseiro, tem um cheiro fortíssimo do próprio côco que lembra a cocada mais pura. Este óleo é fino e frio, excelente para as pessoas mais quentes.

A auto-massagem com óleo de côco, por exemplo, entra facilmente no corpo, acalma, hidrata e é facílimo de retirar no banho.

Em minha vida pessoal, conto com uma pessoa que sabe retirar o óleo diretamente do côco. Desde a adolescência tenho hábito de fazer esta auto-massgem, além da massagem no cabelo com óleo de côco. Não consigo pensar em luxo maior.

O óleo de gergelim por exemplo é um óleo já bem mais denso, que esquenta o corpo rapidamente. É ótimo para pessoas mais frias e em clima frio. O considero bastante quente no Rio de Janeiro. Ainda assim, é espetacular, super calmante.

Sim, o Azeite de Oliva é óleo de azeitona! Utilizado pelos povos das penínsulas Ibérica e Itálica desde sempre para todos os fins: alimentícios, cosméticos, etc.

É um óleo mais frio que o gergelim e um pouco mais quente que o de côco.

Sim, é possível e muito bom fazer auto-massagem com óleo de oliva.

Fica-se com cheiro de salada no corpo. Excelente.

Depois toma-se banho e o cheiro passa.

E a auto-massagem deixa a sensação de frescor, limpeza, paz, centramento.

Auto-massagem equilibra vata, repousa, elimina toxinas da mente. Espairece a mente.

É um ritual de saúde, para a paz interior, para a beleza exterior e para saúde mental.

É rejuvenescimento.

Pense nas árvores ou arbustos que cresceram com vida sob so sol e deram origem a seus frutos e sementes e que daí foi extraído o óleo que vai para o seu corpo.

Pense no côco que tomou dias de sol no Rio, na Bahia em quase todo o litoral brasileiro.

No abacateiro que cresce em todos os lugares do Brasil e que dele se extrai um dos óleos mais ricos em vitamina E. Pense nesse óleo em você.

Para saber mais sobre o óleo de côco conheça o site www.coconut-info.com

Agora pense no tal óleo mineral usado largamente na indústria. Este óleo é um petroquímico. Um derivado de petróleo. Esse é o óleo usado na maioria esmagadora dos produtos cosméticos industriais. Esse derivado de petróleo quase nem penetra na pele e não tem a vida que as plantas têm e comunicam a você quando se faz uma massagem com óleo natural.

Ayurveda é toda pró-vida, pró-elementos da natureza, é toda ecológica.

Ayurveda é Veda: Sabedoria e é Ayu: Vida.

É sabedoria da vida!

Descubra e viva ayurveda!

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s