Filosofia da alimentação

Filosofia da alimentação

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”. Provérbio ayurvédico.

“Faz do teu alimento teu remédio”. Hipócrates, considerado pai da medicina moderna.

Filosofia da alimentação

“Sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”. Provérbio ayurvédico.

“Faz do teu alimento teu remédio”. Hipócrates, considerado pai da medicina moderna.

Por onde quer que estudemos, por onde quer que nos inspiremos, por onde quer que busquemos, seja nas filosofias orientais, nas ciências médicas ancestrais, ou ainda na ciência moderna, por onde quer que olhemos, todos são unânimes: A boa alimentação é uma das principais bases da saúde, do bem-estar e da vida longa. Assim, louvemos as sabedorias do passado em suas orientações para o bem viver e para a arte de se alimentar e louvemos as pesquisas científicas que andam confirmando o valor de alimentos conhecidos milenarmente! Mais do que tudo aprendamos com o passado, adaptemos para nossa vida no presente e recriemos assim a sabedoria do futuro.

Ou seja, vamos olhar de perto as recomendações da medicina chinesa, do ayurveda e de outras tradições e vamos aprender a traduzir isso em nossa vida cotidiana, com nossos alimentos locais, com nossos -melhores- hábitos herdados dos povos que constituem nosso país, com nosso jeitinho e maneiras próprias, aproveitando o tempo todo os novos dados da ciência moderna e vamos com isso chegar a bom termo sobre nossa maneira de viver e de se alimentar. Vamos estudar, aprender, praticar, observar, adaptar, recriar e chegar a bons resultados.

Chegar a resultados

Principalmente vamos chegar a resultados…(O mundo moderno dos negócios adora esse ponto: chegar a resultados) Vamos chegar a resultados: Vamos comer de jeito que nos sintamos bem, leves, despertos, animados e que de preferência nos mantenha sem doenças quase o tempo todo…ou se possível, o tempo todo e que nos dê vida longa….É um desafio…é!!! Vamos encarar e viver o melhor possível por mais tempo possível!!!

Como já andei dizendo em algum outro ponto deste site, as sabedorias antigas eram todas-inclusivas, isto é, adotam várias abordagens para obter resultados. Tanto a medicina chinesa quanto o ayurveda sugerem a atuação em várias frentes para obter o resultado desejado: O bem estar, saúde e felicidade do ser humano. Tanto na medicina chinesa quanto em Ayurveda a alimentação é absolutamente crucial para concretizar as metas!

Como já vimos Ayurveda lida com elementos água, terra, fogo, ar e espaço como constituintes básicos do universo e com as correntes funcionais de inteligência daí derivadas, vata, pitta e kapha. Lidando com esses elementos bem fundamentais Ayurveda orienta a maneira de se alimentar de cada indivíduo. Fica bem mais fácil lidar com esses elementos fundamentais para uma orientação prática e rápida no dia a dia do que ter que lidar com uma quantidade enorme de dados como proteínas, carboidratos etc,. Ainda que possamos lidar com esses dados também. A diferença entre lidar com elementos fundamentais é que com os elementos vata, pitta e kapha como são originados em água, terra, fogo e ar, fica mais fácil detectar a natureza dos alimentos intuitivamente. Simplesmente porque conhecemos esses elementos profundamente.

Água, Terra, Fogo, Ar e Espaço

Esses elementos existem concretamente no planeta terra em qualquer lugar e em qualquer época e cultura. Acompanhando civilização após civilização, geração após geração, ano após ano, lá estão na Terra: Água, terra, fogo e ar! E o espaço onde se acontecem as tragédias e glórias humanos. É básico demais. É antigo demais é fundamental demais, por isso é fácil reavivar em nossas mentes os valores simbólicos que derivam deles. Estão profundamente introjetados em nós mesmos. Com um bom treino acabamos por detectar a natureza das coisas todas através destes elementos.

É o jogo da natureza: Existem os elementos fundamentais e todo o resto é uma variação deles. E quando estamos muito acostumados com os elementos fundamentais que são poucos, detectamos a predominância de algum dos elementos em cada coisa ou alimento. Com isso temos informações fundamentais daquilo com que estamos lidando e a partir daí fica fácil de nos conduzirmos junto às coisas ou aos alimentos. Sabemos detectar e a partir daí sabemos escolher e com isso tomamos certas decisões cujos resultados podem ser antecipados. Com esse conhecimento intuitivo-prático e concreto podemos gerar resultados muito favoráveis a nossa vida, a partir do conhecimento dos elementos e dos doshas em relação aos alimentos…

Podemos reconhecer se os alimentos, ou o horário de nos alimentar ou a forma de nos alimentar é predominantemente vata, pitta ou kapha. Vamos escolher a partir daí a melhor combinação de alimentos, a forma de prepará-los, de temperá-los e a maneira de comê-los para que criem um efeito específico sobre a nossa constituição pessoal seja ela vata, pitta e kapha. Em geral buscamos o efeito que mantenha a nossa natureza ou constituição pessoal no melhor nível de funcionamento. A escolha certa sempre leva a esses resultados.

Para isso é muito importante conhecer bem os elementos, treinar a mente e as emoções e a intuição para interpretar as situações, as coisas e os alimentos em termos de sua natureza mais água,mais terra ou mais fogo ou ainda mais vata, mais pitta, ou mais kapha. É aprender a ver!!! É criar olho!!! É aprender a reconhecer! Conhecer de novo, o que foi um dia conhecido! É reconhecer na arte de alimentar o grande jogo da natureza e do milagre da vida acontecendo dentro de nós mesmos! Essa é a filosofia da alimentação!

Autor: ADRIANA MARANHÃO . ASTRÓLOGA

Astróloga, Numeróloga e Analista de Nomes. Especializada em Nomeação, Orientação Vocacional, Planejamento Profissional e Qualidade de Vida. Certificada em Ayurveda e Yoga com larga experiência anterior no ensino de Meditação. Presta Atendimentos Individuais e Serviços Especiais em Curitiba e no Rio de Janeiro. Consultoria: www.adrianamaranhao.com | Email: a.astrologa@adrianamaranhao.com | Telefone: (21) 982246260 | Skype: adrias333 |

Estou te escutando! Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s